Se você tem percebido que a luz de alerta de falta de água está acendendo com muita frequência e o motor está trabalhando com a temperatura mais alta do que de costume, provavelmente seu veículo esteja com vazamento de líquido de arrefecimento. Mas fique tranquilo que iremos te orientar como verificar um vazamento:
Os veículos são projetados de formas diferentes, então os vazamentos podem ocorrer em diferentes locais. Então é sempre bom dar uma conferida em todas as áreas em que os vazamentos costumam ocorrer. Os principais são:
- Junta do cabeçote: se já houve casos de sobreaquecimento do veículo, pode ser que a junta do cabeçote tenha sido danificada. Nesse caso pode ser que haja perda de óleo também. Uma dica importante: Verifique a tampa de óleo do motor, se tiver com uma coloração de café com leite, pode ser que a junta realmente queimou.
- Mangueiras: com o motor ligado, observe se alguma bolha se forma em alguma parte das mangueiras - elas sinalizam vazamento.
- Tampas: verifique se as tampas do radiador e do reservatório estão bem fechadas e vedadas;
- Radiador: Apesar de ser difícil de acontecer, o radiador pode ter sido perfurado por algum objeto da pista. Com tempo seco e o veículo frio, passe a mão por baixo do radiador e observe se há algum registro de água no local. Se houver, é bem provável que o vazamento seja ali;
- Válvula termostática ou bomba d’água: Às vezes, a perda de água se dá por problemas de vedação. Verifique se existe umidade no exterior dessas peças;
- Água pingando no chão: quando o vazamento é grande, pode haver muita perda de água. Nesse caso, é mais eficaz procurar o lugar de onde ela sai. Mas lembre-se: nem sempre isso é sinal de vazamento, pode vir também do ar-condicionado. Por isso, faça o teste com ar-condicionado desligado e verifique se a água pingando está quente ou com a coloração do seu aditivo.
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